RPG

Reeducação Postural Global Técnica postural de alongamento das cadeias musculares criado pelo francês Philippe Souchard que usa grupo de posturas para alongamento da musculatura estática.
Uma lesão ortopédica ou vicio postural gera retrações musculares locais e reflexas, que é o objetivo do método, alongar como um todo.
O RPG se aplica às patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. As sessões são individuais, duram cerca de uma hora.

Treinamento Fascial

A fáscia é um invólucro fino de tecido conjuntivo colagenoso fibroso, que pode ser visto como elemento de uma rede de transmissão de força tensional que envolve e mantém todos os órgãos, vasos sanguíneos, ossos, fibras nervosas e músculos no lugar. Tem formas específicas, dependendo da função tensional exercida no local. A rede fascial pode se manifestar em forma de tendão ou ligamentos, como uma membrana em forma de treliça ou como uma fibra frouxa.
Com características próprias em relação a adaptabilidade à carga mecânica, o tecido fascial reage aos seus padrões de cargas dominantes à tensão do dia a dia e também ao treinamento específico.
Pesquisas recentes comprovam que a rede fascial de todo o corpo desempenha um papel significativo na transmissão de força, hidratação (dinâmica de fluidos) e propriocepção. Outra revelação científica sobre a fáscia, é a habilidade dos tendões e aponeuroses de armazenarem energia cinética, dado inspirador para os profissionais do movimento e esporte.
Do ponto de vista terapêutico, a aplicação hábil de forças manuais no sistema fáscial condiciona e reverte processos de superprodução de colágeno, melhorando a funcionalidade tecidual e otimizando os mecanismos de reabilitação das lesões músculos esqueléticos.

Plataforma vibratória

A plataforma vibratória tem sido utilizada em diversas áreas e tem mostrado benefícios importantes para o condicionamento físico, na fisioterapia e reabilitação. Através de sucessivos estímulos gerando reflexo constante de contração-relaxamento, criada pela instabilidade da plataforma. Algumas vantagens são atribuídas a este tipo de treino: menor desgaste articular , estimulação das fibras musculares 40 a 60% superior ao treino convencional, e redução do tempo de treinamento. O conceito de fortalecimento muscular e ósseo través do estímulo muscular por vibração foi desenvolvido em 1974 pelos cientistas russos ( Nassarov e Issurin), para a reabilitação dos astronautas, para ganho de massa óssea e muscular, devido aos longos períodos de permanência em atmosfera sem gravidade. Por muitos anos foi um segredo de seus atletas olímpicos.

Benefícios

• Tonifica músculos.
• Atua no sistema de propriocepção
• Aumenta a densidade óssea e fortalece as articulações
• Aumenta a circulação sanguínea.
• Reduz gordura e melhora o aspecto da celulite.
• Aumenta a produção de hormônios de crescimento
• Otimiza as habilidades motoras e o equilíbrio.

Fisioterapia

É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesiologia da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. Após avaliação prévia, e definição do tratamento, poderão ser usados recursos de eletroterapia, cinesioterapia, termoterapia, terapias manuais.