Método Schroth ISST

O Método Schroth é um tratamento para escolioses, cifoses é outras desordens da coluna vertebral utilizando exercícios fisioterapêuticos, respirações e posturas específicas. O tratamento específico da escoliose baseia-se na autocorreção da escoliose para realinhar sua postura ativa e passivamente nos três planos (sagital, frontal e transverso), para reduzir ao máximo o desvio da coluna vertebral nas posturas terapêuticas e nas atividades de vida diária.

O método objetiva as melhorias estéticas, aumento da mobilidade torácica e função respiratória, a estabilização de correções da coluna vertebral em três dimensões, a desaceleração ou prevenção de progressão futura da escoliose e evitar a cirurgia.
É um processo de aprendizado de como sua coluna afeta sua postura, sua dor, seu desconforto e consciência postural, e como usar esta conscientização e aprendizado em sua rotina para diminuir estes desconfortos.

História do método

Foi fundada em 1921 por Katharina Schroth em Meissen, na parte oriental da Alemanha. Portadora de uma escoliose moderada, fez uso de órtese, e observou nela mesma que existiam regiões em seu tórax que deveriam ser infladas e regiões que deveriam ser¨ empurradas ¨. Foi assim que foi criado o “Rotational breathing system”, onde são infladas as concavidades da curva principal da escoliose. Observou também que mudanças de posicionamento segmentar da coluna, era possível corrigir a curva e manter este novo alinhamento alcançado reaprendendo novas posturas e mudando o antigo comportamento postural. A partir de 1921, passou a tratar outras pessoas com escoliose em seu próprio apartamento em Meissen . No final dos anos 30 e início dos anos 40 sua filha, Christa Schroth juntou-se a ela e juntas continuaram desenvolvendo o método.
Katharina Schroth e sua filha se mudaram para Bad Sobernheim em 1981 para abrir sua nova clínica. Em 1983, eles estabeleceram sua clínica “Katharina Schroth Klinik”, que se transformou em uma clínica com mais de 150 pacientes internados por vez. Katharina morreu em 1985 e Christa, que se tornou fisioterapeuta, continuou aprimorando o método. Katharina morreu em 1985 e Christa, que se tornou fisioterapeuta, continuou aprimorando o método. Em 1995, a clínica foi vendida para a empresa Asklépios. Christa faleceu em 2015.

Na Alemanha, o Método Schroth tornou-se a abordagem conservadora baseada em exercícios mais reconhecida para o tratamento da escoliose.