Pilates é um método de condicionamento físico que trabalha a estabilização da coluna vertebral e simetria postural, focando no controle da musculatura abdominal, iniciando com pequenos movimentos e progredindo para grandes com controle e precisão, todo o corpo é trabalhado integrando extremidades inferiores , superiores e tronco.
O resultado são os músculos fortes e flexíveis em uma postura alinhada, controlando corpo e mente. Pilates é uma forma segura de atividade. Os aparelhos vêm sendo usados há anos em reabilitação ortopédica e esportiva. O fato do Pilates usar todo o corpo, propicia a identificação de grupos musculares vulneráveis. O que consequentemente treina-os antes de uma progressão.
Cabe ao instrutor observar movimentos incorretos, como eles estão sobrecarregando o corpo e orientar os mesmos usando a mínima energia necessária para tal. Bases de anatomia e fisiologia são essenciais para um bom resultado. Quem tem interesse em um trabalho postural deve procurar um bom instrutor.
É recomendado que o profissional tenha formação sólida em terapia de movimentos. Pergunte por suas qualificações, referências, que tipo de trabalho será feito e porque isto é melhor para você. Se você tem dores nas costas, postura ruim, procura por uma atividade relaxante ou quer melhorar a performance no esporte, Pilates é um excelente trabalho e também muito divertido!

Sobre o método

O alemão Joseph Pilates (1883-1967) criou um método de condicionamento físico e mental. Com um histórico de asma, bronquite e febre reumática na infância, quando adolescente se interessou muito por anatomia e posteriormente estudou artes marciais e yoga. Em 1914, foi prisioneiro de guerra e realizou um trabalho de condicionamento físico para si próprio, para seus companheiros e para os pacientes das enfermarias usando molas das camas, trabalho que foi precursor de seu método atual. Abriu seu Studio na cidade de Nova York em 1923 e alguns anos depois grande parte de seus alunos eram dançarinos famosos, ginastas e atores da cidade de Nova York. Morreu aos 84 anos, em 1967, deixando seu legado pelo mundo.

Benefícios

• Melhora a qualidade de vida. Diminuição do estresse
• Melhora do condicionamento físico
• Melhora a postura. Melhora a sustentação da coluna e a tonificação dos músculos superficiais e profundos da coluna proporciona uma melhor postura
• Melhora das dores. Trabalha com qualidade dos movimentos, trabalhando a flexibilidade e fortalecimento de forma equilibrado
• Melhora da estética corporal
• Melhora da circulação corporal